Depois de dois dias de muita logística e desafios, veio o primeiro dia de trabalho no avião e a apresentação oral para SAE EAST 2018, ou melhor, na casa de Jin pelo menos. Os dois aviões foram construídos no Brasil e apenas foram desmontados para voar para a Flórida. Não precisamos criar nada de novo, basta definir alguns detalhes do avião de reserva. Era difícil começar o dia. Estávamos muito cansados, dormimos até tarde, para retornar do Wallmart e tivemos a fadiga acumulada do voo e todos os problemas. Nós tomamos café da manhã e alguns foram tomar banho. Eu estava na sala de estar, quando comecei a ouvir um barulho estranho, como de água pingando. Eu descobri que havia uma cachoeira no meu quarto. Havia uma infiltração no banheiro e alguns vazamentos loucos foram formados. Descobrimos que não era a única infiltração. Decidimos interditar dois (a partir de cima) dos cinco banheiros. Incrível, como o modo hard gostava de jogar conosco.
Jin nos mentiu e ele mal nos respondia com «Yes, to all». Contudo, às vezes recebíamos algumas mensagens estranhas, mostrando indubitavelmente que Jin tinha características de bipolaridade, desde fotos da entrada da casa (perguntando quantas pessoas havia) até sugerir serviços e extensão de estadia. Muitas vezes o ignorávamos porque nos convinha ou era muito desconfortável respondê-lo. Então, depois do café da manhã, todos começamos a tirar as ferramentas e partes do avião, revisando-as e separando-as porque todas passaram pelo TSA, o que nunca saberá o que realmente olharam e tocaram. Era difícil começar, já que estavamos meio cansados e distraídos pela viagem. Além disso, era um ambiente novo e diferente, então ficamos muito perdidos sobre o que fazer e o que não fazer. Comecei separando as ferramentas e preparando o ambiente de trabalho. Os outros já foram montar o avião e fazer as devidas verificações e ajustes. Praticamente tudo veio excelente e as caixas aguentaram a viagem. A equipe de construção montou o avião, começando com o trem de pouso e o módulo central da asa, passando pela cauda, motor e pontas de asa. Renan Pizzaia e Manoel concentraram seus esforços em eletrônicos, telemetria, Ground Station e a busca de combustível de avião, que não conseguimos encontrar de forma alguma e precisávamos para voar, pequenos detalhes. Vidigal e Thiago (e, em parte, eu também), Team Apresentação, organizaram e criaram a apresentação em slides para os júris da competição; eles iriam apresentar o projeto formalmente. Assim, eles estavam ajustando a apresentação para estar dentro de 10 minutos do limite. Eles precisavam estar bem, e eles estavam, embora os nervos os consumissem dentro, eu acho, frente a tal responsabilidade. Larissa e Eduardo, naquele momento, faziam compras relacionadas à competição, procurando combustível (o que era realmente difícil de conseguir, prestes começamos a pedir outras equipes, para que pudessem nos ajudar, caso não pudéssemos obtê-lo).
Desta forma, a equipe estava ocupada trabalhando freneticamente aproveitando o tempo. Até porque havia a possibilidade de ir a uma palestra muito boa sobre aviões que estudam furacões. O tempo era escasso e queríamos poder preparar os aviões para que pudéssemos analisá-los de forma dimensional (se estiverem dentro das medidas do projeto) e funcionalmente, se todos os componentes funcionavam, testando-os exaustivamente.
Às 14, decidimos comer no Applebee’s perto da casa. O clima em geral foi bom. Estava um pouco frio de manhã e de noite (e sim, eu disse levemente, enquanto os outros brincavam comigo sobre isso) e durante o dia o clima estava ensolarado e não muito quente. Todos nós comemos juntos e dividimos pratos, foi delicioso e tivemos um almoço divertido, que mostrava algo que eu não pensava que ia acontecer, a convivência era muito agradável e estranhamente familiar. Amigos verdadeiros, eu diria. Nós conversamos, nós comemos e quando terminamos, fomos direto para a casa para continuar com o avião. Não houve parada e, à medida que o tempo passou, os dois AR18 (sim, parece o nome de uma arma) estavam tomando forma e se preparando para a competição contra equipes da elite do AeroDesign.
Nós ficamos acordados e continuamos montando os aviões. Às 22, vimos que era muito tarde para comer, então fomos ao McDonald’s para comer algo rápido e continuar construindo. Encontramos outra equipe brasileira, a Trem Ki Voa (TKV) e os cumprimentos não eram muito formais, mas sabíamos que podíamos confiar em sua ajuda e o mesmo para eles.
Voltamos para a casa e construímos até à 1:00 ou 2:00. Não era necessário ficar até tarde, construímos o suficiente para deixar a aeronave evoluída o suficiente e isso acabaria com nosso primeiro dia de pré-competição oficial. No entanto, Renan, Thiago, Vidigal Petrus e eu ficamos, assim que todos estavam dormindo, para fazer uma surpresa para as meninas da equipe, homenageando as mulheres pelo seu dia internacional. Nós ficamos até as 4:00 da manhã, e esperamos fazer o melhor que estava em nossas mãos para que ficasse bem.
