Há alguns meses, tivemos uma oportunidade em um milhão. Uma oportunidade de voar e conquistar algo gigante. Uma equipe, ou melhor, um grupo de amigos que se uniram para cumprir um objetivo nobre: construir um avião capaz de surpreender uma nação. Um plano gigante e único em «escala», representado por pessoas incríveis e futuras engenheiras e engenheiros. Um avião que nada pesa como o lema da nossa universidade «Alis grave nil-«, do latim, «Nada é pesado para aqueles que tem asas», muito oportuno para o nosso caso. «Em resumo, nosso «aviãozinho» ganhou a competição mais importante de sua categoria (Fórmula 1 do AeroDesign) do país, Brasil. Com nossa façanha, ganhamos a oportunidade de representar e participar da competição internacional na Flórida, EUA.

Para aqueles que não sabem, o AeroDesign é um estilo de construção de aeronaves de pequena escala, aeronaves não tripuladas que atendam metas pré-determinadas pelas regras da missão. No caso do SAE AERODESIGN EAST 2018, é construir uma aeronave que transporta ajuda humanitária (pacotes humanitários), que deve ser lançada a partir de uma altura mínima em vôo e atingir um alvo no chão. Ao mesmo tempo, o avião deve transmitir imagens e dados de telemetria.
O AR18, como chamamos, é único. A asa tem 3,83 m de comprimento, gigante por si só e carrega 20 kg de peso e cargas. Um avião muito complexo, mas espetacular e estável como nenhum.

A equipe é composta de estrelas. Cada um com suas particularidades. Larissa ou Lari (Engenharia Elétrica) é o nossa capitã, toma as decisões e escolhe quais são os caminhos a seguir. Pablo ou Pablito (Engenharia Mecânica) é o nosso piloto, pilota o avião e nos ajuda na construção e no desenvolvimento. Renan ou Koala (Engenharia Elétrica) é um dos membros da Team Eletrônica que participa no desenvolvimento também e desenvolve sistemas a bordo e eletrônicos em geral. Junto com Renan estão Vidigal ou Vidi ou Vish (Engenharia Elétrica), que também é um dos nossos apresentadores oficiais, Pizzaia ou Pizza (Engenharia de Automação) que se encontra na parte mais física da eletrônica e Manoel ou Emana (Engenharia de Automação) que colabora em programação e códigos, tudo trazendo suas habilidades e experiências nesta parte complexa do avião. Então temos as estrelas da construção. Petrus ou Pretus ou Petrucio (Engenharia Mecânica) e Alef (Engenharia Mecânica) colocam em prática nas tarefas mais pesadas. Juntamente com eles, Giovanna ou Gio (Engenharia Mecânica), Bruna (Engenharia Civil), Marçano ou Marcano (Engenharia Mecânica), que também gerenciam a logística e as comunicações da equipe, Lili (Produção Engenharia), Vivi (Engenharia de Produção), também ajudam em a construção e gestão das despesas e patrimônio dos equipamentos e Matheus ou Escoteiro (Engenharia Mecânica) que também participam de todas as atividades de construção. Está também Erik (Engenharia Civil), nosso analista de pontuação e também participa da construção. Na área de desenvolvimento, temos Lucas ou Luks, ou os milhares de apelidos que tem (Engenharia Mecânica) e Thiago ou Thiaguinho (Engenharia Mecânica) que criam e pensam em novas ideias para o avião e também são consultores de construção que ajudam com sua participação também. Finalmente, somos Papa ou Pope (Engenharia Mecânica) e eu, Marketty ou Marquette (Engenharia Mecânica) na área de design CAD, SolidWorks e ajudamos na construção. Eduardo é nosso coordenador e professor e ele nos acompanha em nossas sagas, sendo um representante oficial da Universidade PUC-Rio.

Com esta incrível equipe, tentaremos vencer a competição e avançar, fazer o melhor e sempre procurar evoluir e melhorar nosso projeto. Estamos indo para tudo e nós faremos o melhor que pudermos e o que é possível. Nós somos o AeroRio, a melhor equipe de AeroDesign de todos e, certamente, vamos adicionar muito com esta ótima família. Com as seguintes postagens, descreverei os dias que precedem a competição e a competição e mostrarei meus passos, desafios e conquistas no meu ponto de vista. Uma saga sem igual, mas antes de tudo: Vamos AeroRio!
